sábado, 29 de outubro de 2011

                                         Mudança de hábitos


          De fato os tempos mudaram, a moda agora é outra, as coisas que eram legais antigamente agora não são mais, a música mudou, os jovens não se preocupam mais com nada, e, principalmente, o jeito de pensar e as vontades de cada pessoa mudou.
          Antigamente ter um emprego razoável, uma família bem estruturada e levar uma vida tranquila era o sonho de qualquer um e o melhor que podia se alcançar. Hoje em dia, as pessoas querem sempre o melhor, a melhor casa, os melhores carros, suprir todas as suas vontades e mais um pouco.
          Conforme o tempo passa, o mundo muda tanto que para uma pessoa ter um bom emprego, uma boa faculdade não é mais necessário tanto esforço. Há 20 anos era difícil as pessoas cursarem uma faculdade, terem estudo porque um emprego e o básico que precisamos ter era suficiente.
          O que antes era bom, hoje já não é mais tanto, mas ainda assim temos um aspecto positivo: o mundo está evoluindo.
                                Geovane na escola


Personagens: Aluno (Geovane) e Professor.


Geovane: Professor, não deixe-me ir mal na prova.
Geovane: Me explique o conteúdo novamente.
Professor: Aproxima-se mais Geovane.
Professor: Geovane, quando você usa negação a frase será proclítica, pois a palavra negativa atrai o pronome.
Professor: Então o certo seria " não me deixe".
Professor: Espero que te interesses mais pelo conteúdo.
Geovane: Muito obrigado, professor.
Geovane: Vejo-o amanhã.
Professor: Tchau.



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

                              Como formar cidadãos conscientes 


          Formar cidadãos conscientes é uma das principais tarefas da família e da escola. No Brasil, nem sempre esse objetivo é realizado. A maioria das escolas e das famílias não sabe lidar com isso, o que acaba refletindo na formação de cidadãos inconscientes e inaptos para enfrentar diversos problemas.
          A educação do país em que vivemos vem melhorando a cada dia, mas isso não é sinônimo de que estamos formando boas pessoas. A escola deve formar jovens conscientes acima de tudo.
          As famílias têm o dever de educar e ensinar para que possamos sempre estar melhorando a qualidade, honestidade, inteligência... de cada cidadão. Muitas famílias não sabem como educar seus filhos, esses que acabam, às vezes, nem indo para a escola.
          Cada vez mais nos deparamos com pessoas despreparadas e inconscientes. Pode ser culpa da escola, das famílias, não sabemos, o que sabemos é que precisamos mudar essa dura realidade para formarmos melhores cidadãos.
                          

                           "Leonardo, desiludido com o século"

          Carros, televisão, dinheiro, pensar em si mesmo... Quem imaginava a 20, 30, 40 anos que todo mundo teria um pouco disso hoje? Que não precisaria mais de suas pernas para andar? Que a televisão seria considerada uma fonte de aprendizado e cultura mais rica que a de um livro?
          Segundo Quino (autor do cartoon "Quino desiludido com o século") o carro é as novas pernas do ser humano, a televisão é a cultura de hoje, o próximo em quem você vai pensar é você mesmo e seu cérebro é o computador.
          Com essa revolução tecnológica dos últimos anos, tornamos-nos mais sedentários e preguiçosos, um exemplo disso é o uso abusivo do carro e do computador.
          Os valores familiares e a vasta cultura de alguns anos atrás estão se estreitando e vão acabar logo se continuarmos nesse ritmo.
          Por isso na hora de escolher ir trabalhar caminhando ou de carro, escolha ir caminhando; na hora de escolher  um livro ou a televisão, escolha o livro... e nunca se esqueça que os valores ensinados por sua família são os seus valores e valem muito mais que os valores da sociedade contemporânea. 
                    Simples, simplesmente isso

          Raramente em meu dia a dia paro para pensar como algumas coisas simples são tão complexas, como uma música, uma pintura, uma obra de arte, um momento feliz, uma invenção..., podem ser algo tão simples e comum e ao mesmo tempo tão complexo e desafiador.
          As vezes passamos todos os dias nos mesmos lugares e a rotina nos impede de perceber o que está a nossa volta.
          Coisas simples como ligar o rádio, a televisão, acessar a internet, dirigir até algum lugar, ligar para alguém distante..., passam totalmente despercebidos por nós. Quem nunca se pegou imaginando com tudo isso funciona?
          O simples, o simplesmente, tudo que o mundo nos proporciona que podemos desfrutar é fantástico.
          O mundo continua pensando, se reinventando, criando e melhorando o simples e o fantástico para que nossas vidas sejam cada vez melhores.
                            Amor no Século XXI
          
          Estamos em pleno o século XXI e ninguém nunca conseguiu explicar o que é o amor, o que realmente significa o verbo amar. O amor é tão complexo que significa algo diferente para cada pessoa.
          Quem vive sem amor? Amor de mãe, de pai, de namorado ou namorada, de irmãos, de amigos...
          Amar é mais que uma adoração, é mais que gostar de algo ou alguém, amor é amar e sem precisar explicar.
          Hoje em dia as pessoas amam menos e muitos "Eu te amo" são falados da boca pra fora.
          O amor mudou, principalmente pelo amor maior a objetos materiais do que pelas próprias pessoas. Para muitos ficar é muitos melhor que amar, estar junto e se comprometer com outras pessoas.
          O importante é não ter medo de amar e ser amado, o amor não envolve cor, idade, beleza exterior, classe social..., o amor envolve a personalidade e o interior de cada pessoa.
                                             


                                      Sabores de infância


          Recordo-me de muitos momentos a mesa com minha família, seja eles aniversários, ceias de natal..., mas o que mais marcou minha infância mesmo foi os churrascos aos domingos com toda a família reunida. Ainda lembro de alguns momentos e sabores que marcaram minha infância, principalmente os em família. 
          Esses momentos em família são sempre muito importantes pois é onde podemos dialogar e trocar opiniões o que o dia a dia nos impede. Com a correria, a pressa, muitas vezes não paramos e sentamos a mesa com nossa família.
          Esses encontros em famílias não devem acontecer só na infância, muitas vezes quando crescemos deixamos isso um pouco de lado. Minha família ainda costuma se reunir para almoçar ou jantar, e também sempre nos encontramos em feriados como natal e páscoa.
          Seja para almoçar, jantar, comemorar, é sempre muito importante estarmos com nossa família, mesmo as vezes estando longe, é com eles que temos os melhores momentos e lembramos dos nossos principais sabores de infância. 

Quem vai ser campeão do Brasileirão?